DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES
Direitos:
- Acessibilidade de forma compatível com suas necessidades particulares/ especiais: todo o paciente tem o direito de que lhe seja garantido o acesso à unidade, de forma que suas necessidades particulares/especiais física ou moral, sejam atendidas na prestação dos serviços disponibilizados pela empresa.
- Privacidade: todo o paciente tem o direito de que sua privacidade seja respeitada, preservando-se a sua intimidade, a sua vida privada, sua honra e sua imagem e identidade.
- Dignidade e respeito: todo o paciente tem o direito de receber tratamento digno e respeitoso da empresa, isso incluí, um atendimento cordial, respeitoso e atencioso, livre de preconceitos de etnia, credo, sexo, idade, origem ou quaisquer outros tipos de preconceito por parte dos nossos colaboradores.
- Confidencialidade da informação: todo o paciente tem direito à confidencialidade da informação, sendo-lhe garantido o sigilo dos resultados dos seus exames e diagnósticos.
- Segurança: todo o paciente tem direito à segurança no atendimento, devendo ser assistido na eventualidade de qualquer intercorrência, ser identificado de modo seguro através da dupla identificação (nome completo e data de nascimento) e ter a garantia que seu laudo será realizado e assinado por profissional capacitado por órgãos competentes.
- Consentimento do procedimento a ser realizado, quando aplicável: todo o paciente tem o direito de ser avisado dos riscos inerentes a cada procedimento, mediante assinatura do respectivo termo de consentimento e receber as orientações e esclarecimentos sobre documentos e/ou formulários que porventura sejam apresentados para a sua assinatura, de forma a conseguir obter um entendimento claro e consciente para poder tomar uma decisão segura consentindo ou recusando a realização do procedimento.
- Expressar sua satisfação, insatisfação, sugestão, queixas e preocupações: através do “Contato” (disponível no site da Bem Estar Clínica, bem como receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes, de acordo com as normas vigentes. Em qualquer situação que necessitar, receber auxílio de um profissional que esteja presente no local e devidamente habilitado a garantir seu bem-estar, conforto e segurança;
- Identificar facilmente os colaboradores da Bem Estar Clinica, através do crachá de identificação e uniforme. Pacientes menores de 18 anos de idade: ter como acompanhante e responsável por seus interesses a mãe, o pai ou o responsável legal, o qual poderá participar ativamente das decisões relacionadas aos procedimentos diagnósticos, após orientação e esclarecimento diretos, exceto quando existir determinação judicial que diga o contrário.
Deveres:
- Buscar informações das condições de atendimento da Bem Estar Clínica;
- Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado;
- Honrar com seu compromisso financeiro e saldar as despesas provenientes de seus procedimentos diagnósticos, ou quaisquer serviços a ele prestados pela clínica;
- Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver em sua posse;
- Não fumar nas dependências da instituição;
- Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis;
- Informar se compreendeu todas as orientações recebidas e questionar em caso de dúvidas;
- Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais, assinando os devidos formulários.
- O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pelos colaboradores da Bem Estar Clínica sendo o responsável pelas consequências de sua recusa.
- O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da clínica.
- De conhecer o rol de cobertura do seu Plano de Saúde.
- Tratando-se de crianças, adolescentes ou adultos considerados legalmente incapazes, os direitos e deveres do paciente acima relacionado deverão ser exercidos pelos seus respectivos responsáveis legais.
- Não utilizar aparelhos celulares durante o atendimento, evitando a distração e não entendimento das orientações
Todos os direitos e deveres estão de acordo com a legislação brasileira.